• Vitor Friary

A Meditação ajudou as crianças tailandesas a sobreviverem dentro da caverna


Fonte: CNBC site

O Treinador dos meninos tinha apenas 25 anos, mas aos 10 anos de idade ao se tornar órfão, foi viver em um mosteiro budista onde aprendeu desde cedo a praticar a meditação. Foi ele quem ensinou com prontidão os meninos presos dentro da caverna a meditarem e sobreviverem.


Os 12 meninos e seu treinador do time de futebol que ficaram presos em uma caverna na Tailândia por 18 dias foram resgatados e contaram com o apoio do mundo inteiro.

O técnico Ekapol Chanthawong, de 25 anos, e seus jogadores, que era apenas meninos entre 11 e 16 anos, estavam explorando uma caverna subterrânea depois do treino em 23 de junho, quando foi inundada por conta de uma chuva bem intensa que afetou a região. Dez dias depois, dois mergulhadores britânicos encontraram o grupo sentado no escuro, fazendo sabe o quê? Isso mesmo meditando.

Reagindo a um vídeo deles na caverna, a mãe de um menino disse que eles pareciam serenos: “Veja como eles estavam calmos, sentados esperando. Ninguém chorava nem nada. Foi surpreendente ”, disse ela à imprensa local. A especialista em meditação da Universidade de Stanford, Leah Weiss, que foi aluna direta do Dalai Lama, diz que meditar foi provavelmente crucial para manter o grupo vivo durante esse momento de extrema dificuldade.


Leah Weiss Mindfulness

“Para os budistas, a meditação é uma ferramenta essencial para os momentos de aflição ou perigo”, relatou Weiss à imprensa. “Recursos cognitivos que de outra forma seriam extintos pela ameaça podem através da meditação serem ativados ​​novamente, o que significa que a capacidade de resolução de problemas aumenta”. E, diz ela, "dado que ar e comida insuficientes eram uma questão importante para os meninos presos, a meditação é, na verdade, uma resposta muito prática para ambas as preocupações". A meditação, Weiss explica, é um tipo de treinamento mental que pode aumentar seu foco e compaixão pelos outros, entre uma ampla variedade de outros benefícios. Ela acalma você, diminuindo a frequência cardíaca, a respiração e o metabolismo, diminuindo os níveis de cortisol, a utilização de oxigênio e a emissão de dióxido de carbono. Alguns dos líderes empresariais mais bem-sucedidos da atualidade contam com essa prática para ajudá-los em suas carreiras. Oprah Winfrey, Marc Benioff, da Salesforce, e Arianna Huffington, da Thrive Global, disseram que tornar a meditação parte de suas rotinas diárias tem sido fundamental para o sucesso del


A tia de Chanthawong contou que o treinador já foi um monge budista: “definitivamente o ajudou e provavelmente ajudou os garotos a ficarem calmos”. Mas você não precisa de anos de treinamento para meditar, diz Weiss. Apenas alguma práticas simples já podem surtir um efeito muito grande.



O Prof. Vitor Friary, autor do livro Mindfulness para Crianças e especialista em Meditação para Crianças no Brasil, disse ao Jornal Extra desta semana que "a prática da meditação quando aprendida desde cedo pode equipar os jovens a lidarem com situações desafiadoras do dia a dia. O que aconteceu na Tailândia é evidência de que podemos preparar as crianças desde cedo a terem mais controle sobre como reagem à vida ao seu redor". O especialista ainda contou à repórter do Jornal que "a meditação não modifica o mundo externo, mas pode modificar a nossa percepção dele, e isso foi exatamente o que aconteceu com os meninos presos dentro da caverna, e o que possibilitou eles a não entrarem em pânico".


Prof. Vitor Friary então oferece algumas dicas para começar a prática:

Comece respirando fundo: sinta o ar passar pelas narinas e entrar nos pulmões. Segure por alguns instantes e depois expire completamente. Ao expirar o ar, imagine expirar qualquer estresse, ansiedade, raiva e sensação de estar sobrecarregado. Faça isso três vezes no seu próprio ritmo. "É fundamental entender que a meditação não serve para se livrar de pensamentos e sentimentos", acrescenta ela. "Isso é um erro que muitas pessoas cometem", e que muitas vezes leva as pessoas a desistir cedo demais. "Defina um tempo e lugar específicos e tenha um objetivo inicial realista que você tenha sucesso e construa", diz ela. "Reconheça que a resistência ao hábito e à meditação em si é parte do processo, então ter um parceiro de responsabilidade, um sistema ou classe é útil para muitas pessoas. ”



QUE TAL ENSINAR SEU FILHO A MEDITAR? PARA ADQUIRIR UM MANUAL COM CD DE MEDITAÇÃO, CLIQUE AQUI >>>





743 visualizações

© 2017  criado com agencianeweb.com

Siga a gente
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle