• Vitor Friary

Como preparar professores para ensinar o Mindfulness em salas de aulas?

É importante que os professores recebam uma formação profissional adequada que contenha elementos de supervisão, e que esses instrutores pratiquem o Mindfulness em sua vida pessoa. Afinal, só podemos dar as crianças aquilo que temos para oferecer. Se o professor não praticar a meditação mindfulness ele mesmo, ele não estará apto para ensinar essas habilidades para seus alunos.





O ambiente da sala de aula também tem grande relevância na prática dos alunos. Torna-se necessário reservar em torno de 30 a 45 minutos da aula para praticar o Mindfulness em espaços de tempos regulares durante o calendário escolar.


A preparação da sala pode envolver mover as mesas e as cadeiras para o lado e abrir um grande espaço no meio onde os alunos podiam colocar um tapete ou cobertor e se sentar no chão.


Agora por vezes essas disponibilidade não é possível, então é interessante saber que os estudos de mindfulness apontam que para a frequência das práticas beneficiam mais as pessoas do que práticas mais longas poucas vezes na semana.


Então práticas simples de atenção à respiração que durem apenas 3 minutos antes do inicio de cada aula, ou até menos, talvez 2 minutos, podem fazer toda uma diferença se praticado com mais frequência diariamente.


Em geral os professores adotam o mindfulness em sala de aula percebem mudanças no comportamento dos alunos como:


1. redução na interrupções e mais atenção e foco nas aulas

2. os alunos têm mais prontidão para retornar a um estado de silêncio e respeito

3. alunos se relacionam com mais bondade e compaixão

4. menos conversas paralelas

5. aumento de ânimo e envolvimento com as diferentes matérias


Professores que fizeram a formação de instrutor de mindfulness conosco e que hoje adotam a meditação e o mindfulness em sala de aula, também reportam que quando trazem o mindfulness para a sala de aula eles também se sentem menos exaustos e cansados no fim daquela aula do que quando não praticam.


Se você é educador, terapeutas, pai ou mãe ou é um profissional que trabalha diretamente com crianças e deseja realizar uma formação profissional para aprender a ensinar o mindfulness para crianças e adolescentes faça parte da nossa próxima turma do curso de formação. Siga esse link >>> ou ligue (21) 2523-9572




Prof. Vitor Friary é Psicólogo com formação na Inglaterra e com Mestrado em Terapia Cognitiva e Mindfulness pela London Metropolitan University.


É autor do livro "Mindfulness para Crianças" pela editor Synopsis


Atende crianças, jovens e pais em seu consultório particular na zona sul do Rio de Janeiro.

47 visualizações

© 2017  criado com agencianeweb.com

Siga a gente
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle