top of page
  • Foto do escritorVitor Friary

EXISTE DIFERENÇA ENTRE O MINDFULNESS E OUTRAS FORMAS DE MEDITAÇÃO, OU É TUDO A MESMA COISA?



Especialistas consideram que existam duas categorias de práticas de

meditação: as meditações baseadas em práticas unicamente de concentração (samadhi), e as meditações baseadas em processos de mindfulness (sati).


Concentração refere-se a atenção que é focada em apenas um objeto de cada vez, e esse objeto pode ser uma experiência interna (como a respi- ração por exemplo, a repetição de alguma palavra na mente - conhecido como mantra, ou alguma sensação no corpo) ou uma experiência externa (a um ponto na parede, uma mandala contemplativa, uma luz de vela, uma imagem) por um período de tempo determinado.


Práticas meditativas de concentração bastante comuns no oriente e ocidente são atividades como o yoga e o tai chi por exemplo, e a meditação transcendental onde os prati- cantes aprendem um mantra e na meditação repetem essas palavras mentalmente por um período de tempo determinado. Assim que uma distração ocorra durante essas meditações, o praticante é instruído em trazer a atenção de volta ao objeto de concentração.


As práticas do livro Mindfulness para Crianças fazem parte de um conjunto de atividades adaptadas para um contexto com fins terapêuticos e são consideradas práticas de meditação mindfulness porque trabalham não somente com concentração, mas com uma atenção plena de todas as sensações e exper- iências que vão surgindo de momento a momento.

A meditação mindfulness é fruto dos ensinamentos das tradições Zen Budistas. No entanto, o mindfulness como proposta terapêutica é diferente dessas tradições em inúmeros aspectos, primeiramente porque o objetivo da prática não é espiritual nem religioso.


Como forma de terapia as práticas de mindfulness tem como interesse ensinar as pessoas a se relacionarem de uma forma diferente com pensamentos automáticos, emoções e sensações do corpo. Para algumas pessoas uma relação diferente com essas experiências pode fazer toda a diferença, aumentando qualidade de vida e promovendo saúde.



Extraído do Livro: Mindfulness para Crianças de Vitor Friary, Synopsys Editora 2018

141 visualizações0 comentário
bottom of page